Categorias

A Trio Bordonal

Conhecidos mundialmente, os trios elétricos alegram e divertem muitos brasileiros em carnavais e diversas outras festas. Em Cravinhos não é diferente, a empresa Trio Elétrico Bordonal, vem agitando a cidade e toda a região desde a década de 80, tudo começou em uma brincadeira de carnaval, mas acabou em um grande empreendimento.

Os trios são caminhões adaptados com aparelhos de sonorização para a apresentação de música ao vivo. Sua origem foi em Salvador e ao longo das décadas evoluiu, passando por várias cidades e sendo um dos grandes atrativos para diversos eventos.

Na década de 80, os amigos José Mario Bordonal, Rubens Girioli decidiram montar um trio elétrico para alegrar o carnaval de Cravinhos, já que sempre foram apaixonados por som, juntaram todos os aparelhos que tinham em suas residências e montaram em um caminhão que percorreu as principais ruas e avenidas do município. A alegria da população foi tão grande que a brincadeira se transformou em um grande empreendimento.

“Resolvemos fazer um caminhão com som, na época não sabíamos o que era um trio elétrico, foi quando nos juntamos e com o som de nossas casas montamos o primeiro trio elétrico que denominamos de Trovão azul”, relembra Jóse Mario Bordonal.

Quando nasceu o “Trovão Azul”, a população cravinhense se encantou, já que havia a disputa entre blocos dos clubes de Cravinhos, e um desses contou com a inovação do trio elétrico. Mas quando o trio parou em frente à antiga lanchonete Shangrilá (atualmente Cabral Videolocadora), no Centro, a população aderiu à ideia e até se esqueceu da competição, sendo que o Carnaval continuou até às 4h da manhã.

“Não imaginávamos que faria tanto sucesso, a população gostou muito, todos gostaram da novidade na época e aderiram ao trio. No ano seguinte, era um ano eleitoral, e construímos um trio elétrico para as campanhas, mas desta vez em família, e com o sucesso vieram a investir e a cada ano inovar com nossos trios elétricos” diz José Mario.

A empresa da família Bordonal chegou a ter oito trios elétricos, alguns foram vendidos e outros passaram por transformação. A primeira carreta que a empresa adaptou foi o trio “Bordoada”, que permanece na empresa, um trio grande e sofisticado, muito requisitado no meio artístico, contando com alta tecnologia. Também estão na empresa os trios “Turbolence”, “Avalanche” e “Tijolada”. A Empresa Bordonal também é responsável pela construção do maior trio elétrico do Brasil o “Dragão”.

“Fomos donos do trio elétrico Dragão em certa ocasião, quando compramos estava bastante danificado e fomos adaptando-o. Com muito empenho e dedicação de toda a equipe o transformamos em um belíssimo trio elétrico, extremamente potente, pois possui duas carretas de som, entretanto o vendemos há algum tempo”, conta Bordonal.

O trio elétrico Dragão é o maior do Brasil, segundo informação do atual proprietário Talk Produções, conta com 34 metros de comprimento, 5 metros de largura, 6 metros de altura, bar privativo, dois camarins, cinco banheiros, dois geradores e uma estrutura que pode receber cerca de 80 convidados.

Os trios elétricos administrados pela família Bordonal contaram com a apresentação de diversos nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Jorge & Matheus, Gustavo Lima, entre outros.

“O nosso trio mais requisitado é o Bordoada, principalmente por artistas de renome nacional. As bandas de médio porte preferem o Turbolence, já as de pequeno porte o Avalanche ou o Tijolada. Depende do artista que vai tocar, em alguns eventos que fazemos o Bordoada não entra, devido seu grande porte”, explica José Mario.

O cravinhense é amante do som, barulho e festas, com isso uniu o útil ao agradável e vem trabalhando na área há mais de 30 anos, sendo conhecido nacionalmente, sempre com novos projetos, inovando e adaptando o que tem de melhor em seus trios elétricos.

Faça um comentário

Avaliar

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Resultado da Avaliação:

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
0

Deixe o seu comentário:

Comentários

0 Comentários Postados